DESCRIÇÃO:
Direcionado a quem busca elabor jogos de sua autoria, desenvolvendo a parte da lógica e os programas mais utilizados na construção de jogos.
OBJETIVOS:
O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos . Abordará os conceitos básicos, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.
• Tipos de dados, constantes e variáveis;
• Operadores aritméticos, relacionais e lógicos;
• Estruturas de decisão e repetição;
• Programação orientada a objetos;
• Banco de Dados SQL;
• Linguagem SQL;
• Modelagem de Dados;
• Relacionamento e Alterações de Dados Linguagem SQL;
Ao longo do curso, você conhecerá conceitos básicos do jogo e também terá uma introdução à linguagem Python, por meio da qual aprenderá a criar seus próprios itens dentro do Minecraft, como casas, fontes, vilarejos, minigames e muito mais.
Ao longo do curso, você aprenderá conceitos e práticas sobre pixel art, que é um estilo de desenho muito utilizado em várias situações e, principalmente, em jogos. Para isso, verá como usar uma ferramenta para os desenhos e conhecerá os recursos disponíveis, tanto para figuras estáticas quanto para animações.
A plataforma oferece uma introdução sobre lógica de programação e apresenta as ferramentas do programa Kodu Game Lab, para que o aluno possa desenvolver habilidades necessárias para a criação de jogos, de uma maneira bem interativa e fácil, sem precisar ser um programador profissional.
• Primeiro contato com o Roblox;
• Funcionalidades básicas do Roblox Studio;
• Spawn, modos de execução, materiais e cores;
• Transformações;
• Construindo o cenário;
• Checkpoints, times e elementos de Spawn;
• Elementos de GUI;
• Script e linguagem Lua;
• Parents, variáveis e operadores;
• Áreas de dano e colisões;
• Estrutura if, escopos de variáveis e condições;
• Estruturas de repetição e plataforma com movimento;
• Ferramentas e outros recursos do Roblox Studio;
• Weld e WeldConstraint;
• Animações com o Roblox;
• Publicando um projeto.
• Introdução ao Scratch;
• Conceitos sobre lógica e programação;
• Movimentação e direção de atores;
• Entendendo sobre atores, sprites e cenários;
• Trabalhando com eventos e atores;
• Explorando os blocos de controle;
• Adicionando controles e condições ao projeto;
• Aprendendo a usar blocos de som e programando o ator Jellyfish;
• Aplicando os blocos de repetição, de operadores e de números aleatórios;
• Conhecendo os blocos de variáveis;
• Trabalhando com sistemas de continuação, de pergunta e de acerto;
• Criando um ator e programando os movimentos;
• Trabalhando com clones e criando efeitos;
• Organizando o projeto;
• Trabalhando os blocos sensores e com atores de controle e explosão;
• Concluindo a programação do jogo.
Carga Horária Média: 100 horas
Com acompanhamento do Professor.
Necessário ter computador de mesa, chromebook ou notebook.
Vagas Limitadas
Aulas EAD – Ensino à Distância